ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


Segundo Aranha (2006, p. 298), o projeto político da educação republicana e sua administração propunham o plano de educação para todos, porém na prática foi marcado por um forte dualismo.

PORQUE

De um lado, existia a elitização do ensino que procurava a continuidade dos estudos científicos; e, de outro lado, para o povo, se direcionava a proposta de uma educação elementar e profissional. Assim, a educação superior e secundária ficaria a cargo da administração dos estados e a educação profissional e fundamental caberia à União.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.  


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Analise a citação, a seguir, retirada de uma publicação do MEC/PRADIME (Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação):

A avaliação tem uma dimensão educativa e, portanto, a sua condução deve proporcionar aos envolvidos elementos para aprimorar suas concepções e práticas, tendo como horizonte a democratização do ensino. O modo de condução da avaliação traz em si um potencial transformador. (BRASIL, 2006, p.158)

De acordo com essa citação, apenas um verbo, dos apresentados a seguir, serviria como ação de uma avaliação transformadora e positiva. 

Que verbo é esse?


Compreender


Renovar


Competir


Controlar


Punir

O gestor, que tem consciência de que a sua função mais importante é a pedagógica, deve ter como prática várias atribuições que incidirão no processo ensino-aprendizagem. 

Dentre as atribuições listadas nas alternativas, a seguir, identifique qual deve fazer parte da prática de um gestor que se preocupa com o pedagógico:


saber delegar funções aos setores responsáveis pelos serviços, de acordo com a necessidade da situação, sem se preocupar com a natureza dos cargos que compõem o quadro de pessoal.


supervisionar, de longe, a construção do Projeto Político Pedagógico, mantendo a imparcialidade, para não  correr o risco de ser acusado por ter induzido a tomada de decisões da comunidade escolar.


acompanhar o planejamento do trabalho pedagógico e, ao conduzir as reuniões pedagógicas, junto com a equipe e professores observar o desenvolvimento das atividades, visando o cumprimento ou as mudanças que se fizerem necessárias.


acompanhar, sem necessariamente garantir, o cumprimento das ações contidas na Proposta Curricular e no Projeto Político Pedagógico.


delegar que a supervisão acompanhe, gerencie e viabilize as condições necessárias para a concretização das propostas pedagógicas, pois isso não é tarefa do gestor.

A Prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino (FUZA e MENEGASSI, 2010). 

Sobre essa avaliação podemos afirmar que:

I- O ensino e a aprendizagem não devem ser direcionados para uma avaliação externa, se esta não estiver a serviço de mudanças efetivas nos objetivos da escola, definidos por sua comunidade.  

II- Os professores devem saber como e por que são tomadas certas decisões no âmbito do sistema de ensino, para que possam analisar os contextos sociais e institucionais em que exercem sua profissão: que aceitem, ou neguem, mas o façam conscientemente.

III- O gestor precisa estar atento e viabilizar meios para capacitar os professores para trabalhar essa proposta, não visando, apenas, à avaliação de resultados, mas porque a proposta curricular apresenta as habilidades essenciais que os alunos têm que dominar na leitura, na escrita e na matemática.

IV- A Prova Brasil nada mais é que um meio de controlar resultados, gerando competições entre redes, escolas, alunos, expondo a escola e os seus funcionários à sociedade por meio dos resultados, o que gera preconceito em relação às escolas com baixo rendimento. 

V- Principal avaliação do rendimento das escolas públicas do país, é considerada pelos especialistas um instrumento essencial para o avanço da qualidade do ensino.

Marque a opção correta:


I, II, III, IV, V


I, II, III, V


II, III, IV, V


I, III, IV, V


I, II, IV, V

Durante o período colonial, a monarquia portuguesa delegou à Companhia de Jesus o papel eminente de desenvolver a educação na colônia brasileira.

Das alternativas apresentadas, a seguir,  julgue aquelas que representam objetivos da educação jesuítica:                          

I-   a alfabetização por meio de aulas régias;            

II-  a catequese e a conversão dos autóctones;      

III- a conversão dos pagãos e a conquista espiritual;            

IV- a cultura clássica e a vivência dos princípios cristãos;     

V- a formação cristã de acordo com a fé e a cultura daquele tempo.

A opção correta é:


III, IV, V


I, II, III, V


II, III, IV, V


I, II, III, IV, V


I, II, III, IV

Para difundir a investigação dos fatores escolares associados ao desempenho de estudantes, o Saeb definiu as séries a serem avaliadas. 

São elas:


Ensino Fundamental (1ª e 8ª séries, que correspondem atualmente ao 1º e 9º anos, com a organização desse nível de ensino em nove anos) e Ensino Médio (3º ano).


Ensino Fundamental (do 5º ao 9º ano, em todas as turmas desse nível de ensino) e Ensino Médio (somente no 3º ano).


Ensino Fundamental (4ª e 8ª séries, que correspondem atualmente ao 5º e 9º anos, com a organização desse nível de ensino em nove anos) e Ensino Médio (3º ano).


Ensino Fundamental (3ª e 8ª séries, que correspondem atualmente ao 4º e 9º anos, com a organização desse nível de ensino em nove anos) e Ensino Médio (1º ano).


Ensino Fundamental (4ª e 8ª séries, que correspondem atualmente ao 5º e 9º anos, com a organização desse nível de ensino em nove anos) e Ensino Médio (1º e 3º anos).

Leia com atenção os dois fragmentos a seguir:

Plano Decenal de Educação para todos: ‘Documento elaborado em 1993 pelo Ministério da Educação (MEC) destinado a cumprir, no período de uma década, as resoluções da Conferência Mundial de Educação Para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990, pela Unesco, Unicef, PNUD e Banco Mundial. Esse documento é considerado “um conjunto de diretrizes políticas voltado para a recuperação da escola fundamental no país”.’ (http://www.educabrasil.com.br/plano-decenal-de-educacao-para-todos/)

O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, é um instrumento de planejamento do nosso Estado democrático de direito que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor. Neste novo texto, fruto de amplos debates entre diversos atores sociais e o poder público, estão definidos os objetivos e metas para o ensino em todos os níveis – infantil, básico e superior – a serem executados nos próximos dez anos. (Deputado Henrique Eduardo Alves, Presidente da Câmara dos Deputados - (http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf)

Analisando os dois fragmentos que tratam do PDE e do PNE, podemos inferir que:


O Plano Decenal de Educação  e o Plano Nacional de Educação foram elaborados, respectivamente, para os seguintes períodos: 1990 – 2000; 2014 – 2024. 


O Plano Decenal de Educação  e o Plano Nacional de Educação foram elaborados, respectivamente, para os seguintes períodos: 1993 – 2003; 2014 – 2024.


O Plano Decenal de Educação  e o Plano Nacional de Educação foram elaborados, respectivamente, para os seguintes períodos: 1993 – 2004; 2013 – 2025. 


O Plano Decenal de Educação  e o Plano Nacional de Educação foram elaborados, respectivamente, para os seguintes períodos: 1993 – 2014; 2013 – 2024. 


O Plano Decenal de Educação  e o Plano Nacional de Educação foram elaborados, respectivamente, para os seguintes períodos: 1993 – 2003; 2014 – 2025. 

Alguns conceitos abaixo expressam práticas de avaliação tradicionais, bem diferentes da concepção que se pretende colocar em prática nas escolas hoje em dia. 

Identifique, entre os conceitos de avaliação, aquele que precisa ser uma realidade atualmente em nossas escolas:


meio de compreender a realidade em movimento, resolver contradições, impulsionar as negociações e estabelecer novos acordos;


é uma prática complexa, porque se trata, apenas, de um ator - o que avalia, emitindo um parecer para um receptor passivo, aquele que recebe e acata o parecer. 


ação autoritária, realizada por alguém que detém o “poder” de dizer quem sabe e quem não sabe; 


por ser individualizada gera a competitividade, pois não existe a troca, não se estimula o diálogo;


um momento de tensão, porque está relacionada à nota, à crítica, à averiguação;

As reformas educativas são uma tendência mundial. Ocorrem em consequência das transformações econômicas, sociais e políticas geradas por novos modos de produção no mundo capitalista. Identifique nas alternativas, a seguir, alguns desses modos de produção:

I-              os avanços da indústria.

II-             os avanços tecnológicos.

III-            as políticas neoliberais.

IV-             os movimentos sindicais.

V-              os problemas sociais.

VI-             o processo de globalização.

A opção correta é:


I, II, III, IV, V, VI


II, III, VI


II, III, IV, V


I, II, III, V, VI


I, II, III, VI

Em decorrência das políticas educacionais implantadas pelos organismos internacionais (Banco Mundial, UNESCO, FMI e outras), o governo instituiu formas regulamentadas por lei sobre a avaliação dos sistemas de ensino e da escola, e, com base nos resultados dessas avaliações, as políticas públicas educacionais são planejadas e implantadas. Diversas instâncias de avaliação da educação foram criadas, abrangendo diversos níveis de ensino, entre elas estão: 

I- SAEB

II- ENEM

III- ENADE

Faça a associação, de acordo com a instância a que se aplica cada tipo de avaliação e aos objetivos de cada tipo particular de avaliação:

 

(   ) Educação Básica

 

(   ) Ensino Médio

 

(   ) Ensino Superior

 

(   ) identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta; promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia.

(   ) com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, busca contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.

(   ) tem por objetivo a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino, fornecendo informações sobre a qualidade, a equidade, e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.

A ordem correta é a da opção:



III, II, I, I, II, III


I, II, III, I, II, III


I, II, III, II, III, I


II, I, III, II, III, I


I, II, III, III, II, I

Páginas: 12345678